quarta-feira, 11 de março de 2009

Um histórico das lutas e conquistas recentes...

A ciência dos séculos XVIII E XIX considerava que os brancos possuíam maior capacidade intelectual.Depois vinham os índios e,por último, os negros.Alguns estudos afirmavam que os negros se situavam abaixo dos macacos."Qualquer que seja o grau dos talentos dos negros,ele não é a medida dos seus direitos",Thomas Jefferson (1743-1826), político americano.

1948 - Uma das mais significativas experiências de mobilização negra foi o jornal Quilombo,editado no Rio de Janeiro.A edição nº0, ano 1,trazia a seguinte afirmação:"Nos dias de hoje a pressão contra a educação do negro afroxou (sic)consideravelmente,mas convenhamos que ainda se acha muito longe do ideal".

1949- 1º Congresso do Negro Brasileiro.Temas abordados:sobrevivência religiosas e folclóricas;formas de luta (capoeira de Angola,batuque,pernada);línguas (nagô,gegê,língua de Angola e do Congo,as línguas faladas nos anos de escravidão).

Década de 1950 - Iniciam-se os primeiros estudos sobre preconceitos e estereótipos raciais em livros didáticos no Brasil.

Década de 1960 e 1970 - Os militares oficializaram a ideologia da democracia racial e a militância que ousou desafiar esse mito foi acusada de imitadora dos ativistas americanos,que lutavam pelos direitos civis.O mito da democracia racial persiste até hoje.

Década de 1980 - Retomada dos estudos sobre preconceitos e estereótipos raciais em livros didáticos.Os estudos das pesquisas apresentam a depreciação de personagens negros,associada a uma valorização dos brancos.

1984 - Em São Paulo, a Comissão de Educação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e o Grupo de Trabalho para Assuntos Afro-Brasileiros promoveu discussões com professores de várias áreas sobre a necessidade de rever o currículo e introduzir conteúdos não discriminatórios.

1985- A comemoração de 13 de maio foi questionada pela Comissão por meio de cartazes enviados às escolas do Estado de São Paulo.O material também exaltava 20 de novembro como data a comemorar a consciência negra.

1986- A Bahia inseriu a disciplina Introdução aos Estudos Africanos nos cursos de Ensino Fundamental e Médio de algumas escolas estaduais atendendo a antiga reivindicação do movimento negro.

1996-Entre os critérios de avaliação dos livros didáticos comprados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foram incluídos aqueles específicos sobre questões raciais.

1998-Inclusão da Pluralidade Cultural entre os temas transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

2003- A plubicação da Lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino da História da África e dos Afro-brasileiros no Ensino Fundamental e Médio.
(Texto retirado da REVISTA NOVA ESCOLA nº177 - 2004)


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