sexta-feira, 10 de outubro de 2008

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Formação de Professores e a Lei 10.639/03

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E GESTORES DO MUNICIPIO DE ARAUCÁRIA.

Após um período de discussão sobre a Lei 10.639/03, o Grupo de Estudos de Africanidades de Araucária, sentiu a necessidade da iniciação da formação continuada para os professores da rede municipal de ensino, e isto aconteceu através do grupo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Sabe-se que a política de formação inicial e continuada para profissionais de educação e gestores deverá, de acordo com as prescrições e orientações normativas, contemplar a Educação das Relações Étnico-Raciais e a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como forma de cumprir o expresso na Lei 9394/1996 de Diretrizes e Base da Educação Nacional alterada pela Lei 10.639/03.
Levando em consideração que o estudo da diversidade étnico-racial deve estar presente na formação dos professores, habilitando-os a compreendê-la do ponto de vista da dinâmica sócio-cultural da sociedade brasileira e como parte das condições concretas de vida dos (as) alunos (as), superando a tendência de hierarquização entre os grupos humanos. O objetivo da formação é a construção de representações sociais positivas que encarem as diferentes origens culturais de nossa população como um valor e, ao mesmo tempo, a criação de um ambiente escolar que permita que nossa diversidade se manifeste de forma criativa e transformadora na superação dos preconceitos e discriminações étnico-raciais.
No município de Araucária aconteceu a formação inicial com a apresentação e discussão da Lei 10.639/03 para os professores, de acordo com a área de conhecimento do Ensino Fudamental, para os professores das series iniciais e finais , RMDs (Regentes de Modalidades Diferenciadas). Em calendario organizado pelo Grupo de Estudos da Africanidade e pedagogas coordenadoras da SMED.